Limpar Nome sujo no Banco de Portugal

Publicado a 12 Junho 2013

Se você teve a infelicidade de ter o nome sujo no Banco de Portugal, saiba como limpar o seu nome. Fuja das dívidas e resolva a sua situação financeira em pequenos passos.

Antes dos bancos ou das entidades financeiras emprestarem dinheiro, recorrem ao Banco de Portugal para verificar se possui o seu nome na lista de incumprimento e também, se você é capaz pagar o crédito. Por essa razão, se você não tiver capacidade financeiro ou se tiver o seu nome sujo no Banco de Portugal, você nunca receberá uma resposta positiva.

Esta base de dados possui todos os registos referentes a todos os créditos concedidos pelas instituições financeiras. Mesmo que tenha um crédito e tenha feito o pagamento sempre a tempo e horas, o seu nome aparece nesta lista juntamente com os dados do empréstimo, mas com a indicação de que você e cumpridor. Saiba quais os créditos que tem em seu nome.

No caso de entrar em incumprimento e falhar com um ou mais pagamentos, o seu banco irá informar o Banco de Portugal de que não regularizou o pagamento no prazo acertado, fazendo com que o seu nome apareça na lista de pessoas que entraram em incumprimento bancário.

Quais as consequências de ter o nome sujo?

As consequências logo à primeira vista são a não concessão de crédito em nenhum banco ou entidade financeira, além de ser obrigado a fazer o pagamento o mais rápido possível das prestações em dívida. Caso você não seja mais capaz de suportar o pagamento da prestações, você será melhor recorrer à negociação ou consolidação das dívidas, caso contrário irá entrar em falência mais cedo do que pensa.

Hoje em dia existem várias entidades financeiras à procura do lucro fácil, que cobram juros muito altos e prometem crédito mesmo em caso de problemas bancários. No entanto, isso não passa de uma mentira, já que se você não tem condições financeiras para pagar um novo crédito, como é que irá pagar um outro crédito com taxas de juros mais altas? Nunca vá por esse caminho, pois irá agravar ainda mais a sua situação financeira que só por si já é má.

Passos para limpar o nome sujo

Para limpar o nome sujo no Banco de Portugal a única maneira de fazê-lo é através da liquidação de todas as prestações em dívida. Após liquidar todos os pagamentos em falta, os registos do BdP serão atualizados num prazo máximo de 90 dias.