Hipoteca Fixa ou Variável?

Publicado a 17 Novembro 2012

Na hora de comprar casa descubra se deverá optar por uma Hipoteca fixa ou Hipoteca variável. Aproveite para conhecer diversas dicas que vão ajudar a poupar dinheiro.

Para comprar uma moradia ou apartamento, a maior parte das pessoas opta por um Crédito à Habitação. Este tipo de empréstimo de dinheiro carateriza-se por ter como garantia de pagamento o próprio imóvel. Isso é chamado de “hipotecar” o imóvel.

A maior parte dos empréstimos hipotecários concedidos hoje em dia, usam juros variáveis. Esta taxa de juro é calculado a cada seis meses ou a cada ano, sendo utilizado como referência a EURIBOR desse período, mais a parte do banco.

Crédito à Habitação com taxa de juro variável

Atualmente compensa bastante escolher um empréstimo para a compra de casa nova com uma taxa de juro variável, pois com a crise económica europeia, a tendência é que a EURIBOR, taxa de juro referência aos empréstimos em Portugal, continue a descer ou fique igual.

Outra vantagem de escolher um empréstimo com taxa de juro variável, é a poupança de dinheiro que conseguirá alcançar em termos de juros e custos com o crédito.

Hipotecas com juros mistos

Outro produto que oferecem a maior parte das entidades financeiras, é a hipoteca de tipo misto. É possível obter um prazo fixo, por exemplo, durante os primeiros 5 anos, e no final, ter um taxa de juro variável. Isso seria uma boa escolha, se no curto prazo subisse a taxa de juro, e no longo prazo descesse.

Em qualquer caso, é recomendável escolher os créditos com taxa de juro variável, pois são mais baratos e permitem um prazo de amortização maior, com pagamentos mensais menores e mais acessíveis, e diante de variações negativas, você sempre poderá pensar a longo prazo.