Como melhorar a minha situação financeira

Publicado a 7 Março 2013

Conheça alguns truques simples que podem melhorar a sua situação financeira. Nunca mais tenha dívidas que dão cabo de si. Dicas de educação financeira!

Hoje em dia é cada vez mais importante saber gerir as suas finanças pessoais. Não é uma questão de concorrência, com os seus amigos ou familiares, mas é sim, uma questão de, mesmo em tempos de crise, conseguir viver comodamente, comprar o que precisa e atingir os seus objetivos pessoais através de um melhor conhecimento sobre como aplicar o seu dinheiro. Conseguir um bom emprego, ter uma casa, um carro e uma família é o sonho que a maior parte dos portugueses tem em mente, contudo, é necessário saber fazer as escolhas certas para tornar o sonho em realidade.

Inicie a sua educação financeira

Gerir as suas finanças pessoais é como se fosse um jogo, só que usando dinheiro real. Infelizmente na maior parte das escolas não existem aulas de educação financeira, e embora pareça ser algo simples e chato, é uma área que pode ensinar-lhe coisas importantes, que podem aplicadas ao longo da sua vida. Muitas das pessoas que hoje em dia têm sucesso e muito dinheiro na conta bancária, começaram do nada, mas graças à educação financeira que obtiveram através da escola ou dos seus próprios pais, hoje em dia não precisam de se preocupar se vão para o desemprego ou o que devem fazer a seguir. Conheça as dicas que você deve começar a seguir agora mesmo:

  • Formação e Carreira Profissional – Invista dinheiro na sua formação profissional e na sua carreira. Ao tirar um bom curso, numa boa universidade, assim que acabar o curso, você vai ter logo emprego e um bom salário todos os meses. Aproveite as bolsas de estudo e créditos para estudantes.
  • Negócios e Investimentos – Uma forma de obter um bom rendimento variável anualmente ou mensalmente é através de investimentos e negócios. Procure pelas melhores formas seguras de aplicar o seu dinheiro. Você deve investir o seu dinheiro em diversos tipos de investimentos: depósitos a prazo, criar um negócio, mercados financeiros, imobiliário, entre outros.
  • Créditos – Os créditos têm as duas faces da moeda. Podem ser uma grande ajuda no começo de um novo negócio ou na compra da casa, mas também pode ser uma das razões porque você pode entrar em falência nos próximos meses. Aproveite para analisar toda a sua situação financeira. Pense em como você poderá estar daqui a 6 meses ou 1 ano. É importante! Evite pedir créditos para comprar coisas que custam muito mais dinheiro do que você pode pagar. Não viva acima das suas possibilidades.
  • Poupanças – Uma das coisas mais importantes a fazer para melhorar a sua situação financeira é poupar dinheiro. Tente poupar o máximo de dinheiro. Coloque esse dinheiro extra todos os meses numa conta bancária à parte, de forma a que, caso aconteça-lhe qualquer coisa, você consiga viver durante 6 meses só com esse dinheiro.