6 Alturas em que Gasta mais dinheiro do que pensa

Publicado a 7 Fevereiro 2014

Descubra quais são as alturas em que gasta mais dinheiro do que deve gastar. Da próxima vez evite gastar assim tanto dinheiro.

Todos nós sabemos qual é o sentimento depois de ter conseguido reservar aquela viagem fantástica para uma praia sensacional ou comemorar com os amigos e familiares o aumento do seu salário na empresa – nós estamos sempre prontos para gastar dinheiro, mas muitas vezes é assim que começam as dívidas.

Oportunidades como esta aparecem sempre. Mas as situações mais tentadoras, como ter um amigo que está a festejar um acontecimento importante ou uma loja que está a vender o tablet/telemóvel dos seus sonhos, por um preço mais barato, não têm que ser coisas más para o seu dinheiro, pelo contrário, você pode escolhê-las como oportunidades para tomar boas decisões.

  1. Ao fim de um dia terrível – Talvez o seu patrão zangou-se consigo, um negócio pendente acabou por não se concretizar ou teve problemas na sua casa – não interessa o que se passou, você pode estar a precisar de descontrair. Mais vezes do que desejamos, nós estamos com esse problema de ter que comprar alguma coisa só para se sentir melhor, mas que aumenta ainda mais o seu problema ao ver a sua conta bancária no dia seguinte. Mas como combater este esta tentação? Se você sente-se zangado, sozinho e cansado, então reconheça que está propenso a tomar más decisões. A solução para combater esta tentação passar por saber quando você está mais vulnerável e usar isso como uma oportunidade para tomar controlo.
  2. Ao beber com os seus amigos – A frase “a próxima rodada é por minha conta” parece familiar? As chances são que, você já disse isso algumas horas antes numa saída longa à noite. Veja como você é tão generoso quando está com mais bêbado. Isso acontece porque o álcool diminui o controlo de impulsos e muitas vezes chega a dizer coisas que não dizer. Mas como combater esta tentação? Quando você ainda está sóbrio tome cuidado com o que bebe, e tente beber água entre cada bebida. Não só vai fazer que o seu corpo continue hidratado, como vai diminuir os seus problemas.
  3. Celebrar um Aumento do Salário ou Bónus – Boas notícias merecem uma comemoração. Certamente, que você já teve o seu tratamento, mas existe uma grande diferença entre uma comemoração simples e uma comemoração que custa uma pequena fortuna. Ao pensar bastante, vai fazer com que acorde no dia seguinte com arrependimento. Mas como combater esta tentação? Tome a decisão certa quando você está no topo da sua vida. As suas decisões têm mais a consigo, do que com os seus objetivos.
  4. Ao receber a devolução do IRS – A devolução do IRS pode parecer dinheiro grátis, mas não é. O Governo está a devolver esse dinheiro porque você pagou mais do que o necessário. Porque o dinheiro até poderia estar a crescer na sua conta de poupança, você até está a perder dinheiro. Como combater esta tentação? Invista esse dinheiro a comprar algo que precisa ou coloque-o a render. Vai ver que a longo prazo vai ser uma boa decisão.
  5. Abrir um Email com 50% de desconto – Quase toda as pessoas já devem ter passado por esta tentação, em que abriram um email e tinha um desconto de 50% ou mais num produto – especialmente quando existe um limite de 24h para comprar o produto. Mas compras online podem ser um problema, pois você gosta da primeira e vai sempre comprando até ver que gastou uma pequena fortuna. Como combater esta tentação? Primeiro de tudo, reconhecer nunca é um grande negócio se você acabar por comprar algo que não precisa. Tente sempre pensar em como poderá usar esse produto e se esse dinheiro fosse aplicado noutro lado, se teria mais utilidade ou não.
  6. Mudar de casa – Mudar de casa muitas vezes pode ser um problema, pois você precisa de fazer obras aqui, mas depois já pensa melhor e quer aproveitar e fazer também noutras partes da casa. O mesmo acontece ao comprar mobília e outros artigos para casa. Mas como combater esta tentação? Depois de uma grande compra, os pequenos gastos com coisas para casa podem parecer alguns cêntimos, mas na realidade não é bem assim. A sua conta bancária vai emagrecer. Esta é uma das razões também porque os hotéis cobram 5€ por coisas que não custam mais de 0,50€ no supermercado – porque parece que não custa nada comparando com o preço do quarto de hotel.