Razões para Poupar Dinheiro

Publicado a 18 Outubro 2013

Saiba quais são as razões mais importantes porque você deve começar a poupar dinheiro. Comece a colocar de lado parte do seu salário!

Alguma vez você já perguntou a si mesmo se vale a pena poupar dinheiro? Quem sabe, você tem o bom hábito de poupar, mas não sabe realmente qual é o seu objetivo. No caso de não saber porquê, neste artigo indicamos uma grande quantidade de razões porque você deve começar a poupar, caso contrário no futuro você poderá ter muitos problemas. Estas são as razões porque você deve economizar dinheiro:

  1. Poupar para Investir – Ao economizar dinheiro você pode realizar investimentos ainda maiores e com melhores retornos. Se você pesquisar pela biografia e segredos dos milionários, você vai descobrir que um dos hábitos que têm em comum é o de “pagar-se primeiro”. Isto refere-se a adquirir a responsabilidade de agarrar numa parte dos seus rendimentos e poupar, para logo investir numa forma de gerar rendimentos extra: abrir negócio, comprar ações, obrigações, depósitos a prazo, etc.
  2. Poupar para Criar um fundo de emergência – Um bom fundo de emergência deve servir para cobrir os gastos básicos de pelo menos quatro meses, assumindo que você não tenha nenhum rendimento. Um bom critério para selecionar o rendimento ao longo de quantos meses que você deve ter no seu fundo de emergência, pode ser baseado no tempo que você acredita que levará a conseguir um novo rendimento (trabalho, negócio, comissões, etc).
  3. Poupar para realizar gastos grandes – Você já deve ter algo em mente, qualquer coisa que você quer comprar que ainda não tem o dinheiro suficiente para fazê-lo. Pode ser uma casa, um novo televisor ou um Ferrari. Em qualquer um dos casos, você tem várias opções: endividar-se para comprar ou poupar primeiro, reduzir as suas dívidas e gastar o dinheiro.
  4. Poupar para a reforma – Devido ao insucesso do estado em saber gerir o dinheiro que vai ser usado para pagar as reformas no futuro, você para não perder qualidade de vida no futuro, deve começar a poupar dinheiro para esta parte da sua vida, de forma a descansar e desfrutar da vida. É melhor que pense em criar rendimentos passivos que aumentem ao longo do tempo, como regalias, dividendos, juros e outras formas de gerar dinheiro.

O importante não é se você acredita que poupar é bom ou não. Não importa qual é a sua decisão, mas você deve ter um plano para ter dinheiro no futuro, de forma a conseguir sobreviver caso tenha algum problema ou fique desempregado. Hoje em dia já não existe empregos para a vida e por essa razão, é bom que você tenha dinheiro de lado.