Perda ou Roubo do Cartão de Crédito

Publicado a 4 Novembro 2012

Hoje em dia, praticamente todas as pessoas são titulares de um cartão e infelizmente algumas dessas pessoas já perderam o seu cartão ou foram roubados. Não é necessário ser um milionário para ter um cartão de crédito, cartão de débito ou cartão multibanco. Descubra o que deverá fazer em cada situação para evitar que os ladrões contraiam dívidas e você tenha que pagar mais tarde.

Perda de cartões de crédito, débito ou multibanco

Primeiro, nunca leve os seus cartões todos junto. Para a maior parte das pessoas perder a carteira pode ter um sabor amargo, pois levam consigo todo o tipo de cartões, desde o cartão de cidadão, cartão de seguros de saúde e segurança social, carta de condução e os cartões dos bancos onde tem dinheiro.

Uma vez perdido os cartões, é necessário agir com rapidez. Pois, se levantarem dinheiro ou cometerem alguma fraude com os ditos cartões, você será o único responsável e terá que pagar o dinheiro resultante dessas fraudes.

A primeira coisa a fazer é telefonar para os números de telefone de perda de cartões VISA, Mastercard ou American Express, que estão disponíveis 24 horas por dia. Se não souber os números, pergunto no seu banco. Também deverá fazer o mesmo para outros cartões menos importantes.

Roubo de cartões de débito, crédito e multibanco

No caso de ter sido alvo de um roubo (por arrastão, assalto em casa, roubo no carro, etc) e terem sido levados todos os seus cartões, é importante contactar logo a linha de suporte da instituição bancária de forma a que anulem os cartões. Depois deverá ir a um posto de polícia e denunciar o roubo. Assim, terá um documento oficial onde consta o dia e hora do roubo, no caso de reclamar o uso indevido dos seus cartões.

Foi retirado dinheiro da sua conta bancária? Descubra o que fazer

Em casos de roubo, o cliente é responsável pelo valor retirado da sua conta bancária antes da denúncia e pedido de anulação do cartão, até um valor limite de 200€, isto é, o valor máximo que é possível levantar da caixa multibanco.

Se o cartão tiver sido usado para comprar coisas em lojas, depois de ter sido feito o pedido de anulação e denúncia, a entidade bancária será responsável por todos os valores em dívida.

Além disso, recomendamos que tenha cuidado ao fazer compras em lojas. Nunca perca de vista o seu cartão de crédito, pois um funcionário mal intencionado poderá clonar o seu cartão e conseguir fazer compras usando a sua conta bancária. Mais tarde, quando for ver o extrato bancário irá verificar que foram feitas compras sem você saber. Por isso, se o seu cartão foi duplicado, é importante que denuncie e cancele o cartão, para ter direito ao seguro fornecida pela entidade financeira.