O que é a negociação de dívidas?

Publicado a 2 Novembro 2012

A negociação de dívidas é um processo mediante o qual negoceia as suas dívidas com os seus credores. Pode levar a cabo a negociação por si mesmo ou pode contratar uma empresa especializada de consolidação que faça a negociação por si. Existem empresas financeiras que se encarregam de negociar com os credores a redução da dívida, conseguindo eliminar as taxas por pagamento atrasado, reduzir a taxa de juro, etc.

O dinheiro é a uma necessidade muito importante na vida. Na maior parte dos casos é possível negociar ou regatear os preços, e conseguir reduzi-los uma certa percentagem. Na realidade, a redução de preços ocorre por todas as partes, para fazer liquidações, entre outras coisas.

Porque os credores aceitam a redução da dívida?

Os credores tentam recuperar o máximo de dinheiro possível dos seus devedores. É custoso para os credores pois existem clientes que entraram em incumprimento, no entanto estão dispostos a renegociar uma dívida de modo a que assegurem pelo menos uma parte do dinheiro emprestado.

Além disso, é possível que declare bancarrota ou entre em falência, fazendo com que desta forma os seus credores não tenham oportunidade de recuperar o dinheiro, pelo que na maior parte dos casos vão estão dispostos a negociar consigo.