GetEasy é um Esquema em Pirâmide – CUIDADO! (ATUALIZADO)

Publicado a 3 Janeiro 2014

fraude GeteasyDescubra tudo sobre o esquema em pirâmide mais recente, o GetEasy. Fique longe desta pirâmide, que promete um retorno de 333% e não é sustentável!

Todos os anos aparecem mais de 10 esquemas em pirâmide, que prometem um retorno anormalmente elevado e ainda prometem ferraris, casas e outros luxos. A GetEasy é o mais recente esquema em pirâmide, que promete um retorno de 200% ou mais, sem que para isso tenha que vender um produto.

O Brasil já não é um país seguro para este tipo de esquemas em pirâmide pois, felizmente, agora a justiça brasileira está a bloquear e a fechar todas as empresas que funcionam segundo um esquema em pirâmide. Com este movimento da justiça, empresas como a TelexFree Brasil ou a BBOM fecharam e os seus membros perderam o dinheiro investido.

As empresas que usam este tipo de esquemas ilegais, obtêm dinheiro dos seus utilizadores através da cobrança de um valor anual, ao qual adicionam o valor de um produto sem qualidade e muito inferior à concorrência, em troca de um retorno anormal elevado. Como não existe atividade real, os pagamentos dependem do recrutamento ou da entrada de novos utilizadores na pirâmide, no entanto vai chegar a um ponto em que todos os utilizadores vão deixar de receber o dinheiro e muitos utilizadores que acreditaram no dinheiro fácil e investiram, vão perder tudo.

A GetEasy é mais um desses esquemas ponzi, que têm o tempo contado. Como em todos estes esquemas, inicialmente dão bastantes palestras, dizem que a sua vida vai mudar para melhor e bla bla bla bla… mais umas quantas mentiras. Até chegaram a usar o nome da DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) e disseram que eram certificados por esta associação – aqui está o link para a alerta de fraude GetEasy. Revelam que já têm milhares de utilizadores, mas mesmo assim esta é a primeira ou segunda vez que você ouviu falar dessa empresa, que vende o pior produto e diz que é a melhor coisa do mercado.

Aqui ficam algumas das razões porque você deve ficar longe deste esquema em pirâmide que está quase a rebentar:

  1. Esquemas em Pirâmide são Ilegais – Os esquemas em pirâmide, esquemas piramidais, pirâmides financeiras, esquemas ponzi e outros nomes que existem para o mesmo tipo de fraude, todos esses tipos de esquemas são ilegais em Portugal, no Brasil e em todo o mundo. No início prometem um retorno anormalmente elevado, depois fazem com que você diga a outras pessoas e recrute-as para a sua rede, no entanto chega a uma altura em que o esquema rebenta e toda a gente perde o seu dinheiro. Como é que ao pagar 1800€ por um pacote anual, a GetEasy poderá dar um retorno de 6000€, isto é, um retorno de 333%? É impossível! Nem os melhores investidores conseguem garantir um retorno desses para os seus clientes, fora uma empresa que praticamente ninguém conhece e não é líder de mercado.
  2. Não existe muita informação sobre a empresa – Não se sabe quem são os verdadeiros donos da empresa e não existem números reais sobre as vendas, produtos comodatados e lucros. Tudo o que se sabe é um conjunto de mentiras sobre a “empresa de comodato que mais cresce“.
  3. Em pouco tempo já trocaram de sede em Macau várias vezes – Está visto que a sede em Macau serve apenas parecer que isto é uma empresa internacional. Na realidade é assim. Segundo a reportagem do Sexta às 9 sobre a GetEasy, em menos de 1 ano, este esquema já teve 2 sedes em Macau. A primeira sede era um escritório virtual e a última sede conhecida é um escritório vazio.
  4. Pacote GetCoin desapareceu – Um dos primeiros planos de “investimento” disponíveis neste esquema foi o pacote GetCoin, que tinha como objetivo minerar bitcoins. Ao adquirir este pacote o afiliado recebia uma pendrive USB em casa, que tinha que ligar ao PC e estaria a “fornecer” parte da potência do seu PC para minerar Bitcoins, a moeda virtual mais popular do momento. Na verdade, não minerava nada. Para minerar Bitcoins e ter o rendimento que este esquema oferecia, seria necessário um bom PC e já não compensa mais. Mais tarde, começou a aparecer os problemas e vários utilizadores desvendaram que o GetCoin minerava ar. Depois da revolta dos afiliados, mudaram o nome para GetServer e descontinuaram o pacote.
  5. Cópia do esquema BBOM – Criar um esquema é fácil, mas pensar num produto para aldrabar os seus utilizadores nem sempre é fácil. Por isso, porquê gastar muito tempo a pensar, quando basta simplesmente copiar a concorrência que foi fechada noutros países? Foi isso que a GetEasy fez. O Brasil já não é o país perfeito para criar esquemas em pirâmide, no entanto é possível extrair boas dicas. No Brasil o roubo de carros e motas é enorme, por essa razão ainda existia pessoas tontas que pagavam preços anormalmente altos por um geolocalizador com poucas funcionalidades. Em Portugal a necessidade é muito menor, assim como o mercado, mas mesmo assim a GetEasy decidiu “copiar” a BBOM (que fechou no Brasil), pois precisava de um produto qualquer para tentar justificar que não é uma coisa que toda a gente sabe que é – um Esquema em Pirâmide!!

Desde a última vez que escrevemos este artigo com o alerta sobre a fraude GetEasy, descobrimos diversas coisas que vão fazer com que comeces a ficar desconfiado da verdadeira oportunidade de negócio. Aqui ficam alguns artigos que recomendamos:

Fique longe desta empresa e alerte todos os seus amigos e familiares a não aderirem a nenhum dos pacotes disponíveis! Isto é um esquema em pirâmide e vai rebentar mais rápido do que você pensa!!

Atualização 01/12/2014: Este esquema em pirâmide está negócio duvidoso e não recomendamos a ninguém. Estão com problemas a pagar o dinheiro prometido. Só para ter uma ideia geral sobre este esquema, recomendamos que veja a reportagem do Programa Sexta às 9 da RTP1, onde são mostrados apenas algumas das mentiras:

e

Mas a mentira ainda vai mais longe. Lembra-se daquele evento que foi anunciado como a gala do ano no MEO Arena… o Getawards? Pois bem, o programa sobre a noite portuguesa da TVI, o Guestlist, esteve nesse evento e olhe só as mentiras que os próprios donos desse esquema disseram:

Atualização 13/01/2015: A Geteasy deixou de pagar em setembro 2014 e três meses depois, em dezembro 2014, rebentou oficialmente. No último mês do ano mudaram o nome de Geteasy para iGetmania. Agora…. dizem que são um Banco de Investimento!