Curiosidades sobre o Euromilhões

Publicado a 31 Outubro 2014

Tudo sobre o Euromilhões que você não sabiaApós dez anos a fazer suspirar quase toda a Europa por um prémio milionário, quase todos os portugueses já pensaram o que fariam se ganhassem o Euromilhões. Mansões, ropas de alta costura, carros super rápidos e viagens intermináveis são os desejos mais comuns. Mas para alguns, o sonho tornou-se mesmo em realidade! Durante esta década em Portugal apostou-se mais de 9 mil milhões de euros e voltaram 4,5 mil milhões, ou seja, a metade das apostas.

Euromilhões: o jogo favorito

Os portugueses adoram o Euromilhões, já que se sentem, de forma inevitável, atraidos pelas grandes sumas dos prémios e pela facilidade da aposta. Contudo, desde 2011 o número de vendas começou a diminuir progressivamente.

Os números que (quase) nunca falham

Obviamente temos que ter em conta a aleatoriedade destes sorteios mas as estatísticas indicam que há números que saem mais que outros. Até agora, os números que sairam com mais frequência são por ordem: o 50 (87 vezes), o 4 (80 vezes) e o 19 (79 vezes). Quanto às estrelas que mais brilham no boletim são a número 5, 3 e 2, respetivamente

Qual o valor que já veio para Portugal?

Os portugueses estão entre os europeus que mais apostam no Euromilhões. No total, a lotaria europeia já proporcionou a Portugal 4288 milhões de euros. O maior prémio de sempre saiu a um jogador de Castelo Branco no dia 24 de Outubro de 2014, no valor de 190 milhões de euros.

Quantos prémios já arrecadaram os portugueses?

Segundo a Santa Casa da Misericórdia, até agora foram atribuídos 53 primeiros prémios em Portugal. Os únicos países que acertaram mais nas chaves foram França com 62 prémios e Espanha com 54.

Prémios esquecidos

Por estranho que pareça, a Santa Casa da Misericórdia informa que vários prémios nunca foram reclamados e alguns de valores bastantes altos como, por exemplo, dois segundos prémios, um de 351 mil euros e outro de 192 mil euros. Quando é assim o dinheiro reverte para a SCML para ser aplicado em áreas como a saúde e programas de combate à pobreza.

O que fazer se ganhar?

Se verificar que foi o grande sortudo que acertou na chave mágica de 5 números e 2 estrelas, o primeiro passo que pode tomar é telefonar para a linha direta de jogos da Santa Casa da Misericórdia 808 203 377. Se precisar pode também contactar com o Gabinete de Apoio ao Alto Premiado que pode prestar-lhe orientação financeira e jurídica.

Quais os impostos a pagar?

Apartir de 2012, todos os vencedores de prémios superiores a 5.000 euros estão obrigados a pagar o imposto de selo ao Estado que corresponde a 20% do valor total do mesmo.