Como funcionam as empresas de consolidação de dívidas

Publicado a 11 Novembro 2012

Saiba como funcionam as principais empresas de consolidação de dívidas para conseguir resolver a sua situação de endividamento. Aproveite para pagar todo o dinheiro que está a dever ao banco ou instituições financeiras.

Às vezes é muito difícil conseguir pagar todas as suas faturas. As tentações fazem com que seja fácil meter-se em dívidas, mas pode não ser assim tão fácil de sair delas, e quando existe mais do que um credor, a situação pode ser bastante agoniante. Uma das possíveis soluções para esta situação é a consolidação de dívidas.

Existem momentos em que você mesmo pode fazer a consolidação, por exemplo, negociar uma taxa de juro mais baixa para o seu cartão de crédito e transferir para este cartão as suas dívidas de outros cartões com juros mais altos. Mas, existem outras situações que são mais complicadas e para essas você não tem qualificação, por isso é necessário recorrer a empresas de consolidação de dívidas. Estas empresas funcionam da seguinte maneira:

  • Um Assessor financeiro vai analisar a sua situação financeira: o número de empréstimos sem garantias (por ex.: dividas de cartões de crédito), número de empréstimos com garantia (por ex.: hipotecas, crédito automóvel), a quantidade total da dívida, taxas de juros, etc.
  • O Assessor vai negociar com os seus credores para conseguir reduzir a quantidade total em dívida.
  • O Assessor vai consolidar todas as suas dívidas num só pagamento mensal, pelo que vai evitar que tenha que lidar com vários credores.
  • No fim, o Assessor vai falar consigo para conhecer qual é o dinheiro que está disposto a pagar todos os meses e vai preparar um plano para pagar a sua dívida consolidada em função das suas possibilidades financeiras.

Muitas empresas nesta área vão lhe fornecer conselhos profissionais gratuitos, contudo, tenha cuidado com algumas dessas entidades financeiras, pois podem cobrar-lhe mais dinheiro ou oferecer planos irrealistas.