Como Enfrentar o Desemprego

Publicado a 13 Setembro 2013

Você foi despedido da empresa onde trabalhava? Saiba como mudar a sua mentalidade e enfrente o desemprego como uma nova oportunidade na sua vida. Evite entrar em depressão!

Embora possam haver alguns sinais de que a situação económica está a melhorar levemente, com a taxa de desemprego a cair ou com a confiança dos empresários a aumentar, esta é ainda uma fase crítica para o país.

Se você está desempregado ou está numa situação laboral em que você pensa que o seu emprego está em risco, então este artigo é mesmo para si. Vamos a ver uma série de conselhos importantes, que você deve ter em conta para preparar-se para esta situação difícil, que ocorre sem você estar à espera e que pode causar-lhe bastantes problemas financeiros e pessoais. Siga estas dicas:

  • Melhore o seu CV – Este é um ponto óbvio que você deve seguir. Nunca é de mais, criar um currículo limpo e com a informação certo, mas agora é o momento certo para assegurar que você tem o melhor CV do mundo. Também deve aproveitar para falar com os seus contactos profissionais para estudar possíveis oportunidades de emprego.
  • Comece com um fundo de emergência – Comece a reduzir os seus gastos e a destinar esse dinheiro ao seu fundo de emergência. Não duvide durante um momento desta estratégia. Se você for despedido, então esse dinheiro poderá fazer a diferença entre poder pagar a hipoteca da casa ou não. Inclusive se você nunca for despedido, esse dinheiro poderá dar jeito para outra coisa.
  • Reduza os seus gastos – Se você está a fazer pagamentos extra na sua hipoteca ou em outro tipo de dívidas, elimine esses pagamentos extra. Deste modo você pode por o dinheiro no seu fundo de emergência.
  • Conheça a indemnização a que tem direito – Não tenha medo de pergunta e investir, se você tem direito a indemnização por todos esses meses de trabalho. Se você acredita que está numa situação de despedimento iminente, existirão muitos rumores e notícias falsas. O melhor é que fale diretamente com o seu chefe, para que possa saber a verdade. Se por outro lado, não renovaram o seu contrato de trabalho, isso quer dizer que você não é mais preciso na empresa e que na data de fim do seu contrato, você estará no desemprego.
  • Analise a sua vida – Talvez a sua vida está a dizer algo com este despedimento. Agora pode ser o momento perfeito para analisar a sua vida e o que você está a fazer com ela e com o seu dinheiro. Analise quais são os seus valores pessoais e coloque todos os seus esforços em manter-se em linha com eles.
  • Comece a procurar um novo emprego – Agora que você já está pronto e motivado para começar a procurar por trabalho na sua área, aceda a vários sites de empregos, como o blogemprego.com (ofertas de emprego em Portugal) vagasecursos.com (vagas de emprego no Brasil) e também ao recrutamentoafrica.com (ofertas de emprego em África). Caso você esteja interessado em melhorar a sua carreira, também sugerimos que pense em emigrar para outro país à procura de uma nova oportunidade na sua carreira.

Caso você tenha um ou mais crédito e esteja atualmente desempregado, é importante que tome bastante cuidado com a sua situação financeira, pois basta gastar um pouco de dinheiro a mais para ficar cheio de dívidas, quase na situação de insolvência pessoal. Prepare-se, comece a poupar e a vender as coisas que não usa.