Como desistir de um Contrato de Crédito

Publicado a 22 Julho 2013

Siga estes passos para desistir de um contrato de financiamento. Cancele o crédito caso não precise mais de pedir dinheiro emprestado.

Caso você não precise mais de pedir dinheiro por algum motivo, então você deve revogar o contrato de crédito já assinado, para que o mesmo não tenha mais efeito e seja cancelado. Para fazer a revogação do crédito você precisa de apresentar por escrito os seus direitos dentro do prazo estabelecido pela entidade bancária. Após fazer o cancelamento do contrato, você tem um prazo de trinta dias para devolver o dinheiro emprestado e os juros relativos a esse prazo.

Várias pessoas desistem do empréstimo por várias razões, mas a mais comum é a tomada de consciência de que afinal não seria a melhor opção a seguir porque não iriam conseguir pagar ou porque o bem que queriam comprar com o dinheiro emprestado não valia ao sacrifício necessário.

Embora cada pessoa tenha as suas próprias razões, é importante que no momento de rescisão do contrato você faça valer os seus direitos de consumidor de crédito e preste muita atenção. Você tem que fazer tudo como deve de ser e dentro do prazo indicado. Fale logo que possível com o departamento de atendimento ao cliente da instituição bancária e peça a morada para onde deve enviar a carta registada a pedir a anulação/revogação do contrato.

Antes de pedir um crédito

Para evitar ter que pedir o cancelamento do contrato de crédito, é importante que você lei atentamente o contrato de crédito para conhecer melhor quais são as condições. Analise e compare as taxas cobradas pelas diferentes entidades bancárias e pergunte ao funcionário da instituição bancárias as vezes que forem necessárias, para que você fique bem esclarecido.

Fique atento aos extras que estão disponíveis juntamente com o contrato de crédito, pois podem ser uma grande ajuda durante as alturas mais complicadas da sua vida. Verifique se existe seguro de cobertura ao desemprego e doença