8 Formas de Pagar as Dívidas

Publicado a 20 Novembro 2013

Conheça as melhores formas de acabar de vez com todas as suas dívidas. Comece a viver um vida com menos problemas financeiros e mais benefícios. Não perca mais tempo!

Você pode usar vários lembretes na cozinha ou até nas partes da sua casa onde está mais, mas isso não vai fazer com que as suas dívidas fiquem todas resolvidas. Com as dívidas a se tornarem cada vez mais difíceis de pagar ou com o crédito parado a aumentar, é importante tomar todas as precauções necessárias para não estar perto da situação de falência.

Muitas vezes é difícil pagar todo o dinheiro que deve, no entanto deve se esforçar ao máximo para poupar dinheiro, pois cada euro poupado é um euro ganho, que pode ser responsável por salvar a sua situação financeira. Por essa razão, neste artigo incluímos 8 conselhos que deve seguir para conseguir pagar rápido todo o dinheiro em dívida:

  1. Pague mais que o mínimo – Primeiro que tudo, acabe com o hábito de pagar o mínimo necessário todos os meses. Pagar o mínimo – normalmente entre 2% ou 3% do montante em dívida – apenas prolonga a sua agonia. Além dia, é precisamente isso que os bancos querem que você faça. Quando mais tempo demorar a pagar as suas contas, mais dinheiro ganham com juros, e menos dinheiro você vai ter nos seus bolsos. Não jogo a este jogo, onde só os bancos ficam a ganhar!
  2. Transfira dinheiro de dívidas com taxas de juros altas – Olhe detalhadamente para todos os seus empréstimos e veja como pode conseguir baixar os juros pagos pelo dinheiro em dívida. Se você tiver cartões de crédito, poderá compensar usar o dinheiro extra para pagar dívidas com juros a 18%, para ficar com dívidas a 12%. É tudo uma questão de cálculo.
  3. Use as suas poupanças – Nós sabemos que pode parecer uma loucura, mas é muitas vezes o único caminho a seguir. Muitas vezes é melhor pagar o dinheiro emprestado, do que ter bastante dinheiro na sua conta poupança. Experimente fazer as contas para verificar qual é o passo que compensa mais.
  4. Não entre em Fraudes financeiras – Hoje em dia são cada vez mais as fraudes financeiras ou esquemas em pirâmides que prometem que você vai ganhar bastante dinheiro se aplicar um dinheiro inicial ou convidar centenas de utilizadores. Fique longe de esquemas como o SurveyNoticias, TelexFree e LibertaGia. Você só vai ganhar dinheiro se trabalhar, investir na bolsa ou abrir o seu próprio negócio!
  5. Peça ajuda a família e amigos – Os amigos e família estão sempre ao seu pé nos piores momentos, por essa razão talvez lhe podem ajudar nesta situação. Tente pedir um empréstimo, com uma taxa de juro baixa e outras condições vantajosas para si.
  6. Peça uma hipoteca – Caso a sua casa já esteja paga, poderá hipotecar a sua casa para ter um dinheiro extra bastante importante neste momento. Este dinheiro vai lhe ajudar a pagar todo o dinheiro que deve, que tem taxas de juro elevadas. É melhor estar a pagar um empréstimo com taxas de juro à volta de 6%, do que continuar a pagar dívidas com um juro de 12% ou mais.
  7. Renegociar com os credores – Se mesmo assim ainda está com dificuldades em pagar todo o dinheiro que deve, é importante que comece a renegociar com os seus credores um perdão da dívida ou facilidades no pagamento. Caso não tome esta medida, o mais certo é que já no próximo mês entre em incumprimento ou tenha sérias dificuldades em conseguir pagar o valor acordado previamente.
  8. Por último, pedir falência – Por último, caso não tenha conseguido chegar a um acordo com os credores, para a renegociação dos créditos, agora o único caminho a seguir é o pedido de falência, para que seja protegido em termos legais pela sua situação financeira e não tenha problemas futuros.